segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Web 2.0: ameaça ou oportunidade?

Teoria da comunicação. Lembro bem dos modelos de comunicação que a professora do primeiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda colocava no quadro. Aquele modelo tradicional: Emissor - mensagem/meio – Receptor. Éramos receptores. Somos receptores. Mas hoje, com a web 2.0, somos tão receptores quanto emissores.

A internet colaborativa, como o nome já diz, permite que possamos contribuir e interagir com tudo e todos, concordando, complementando, criticando, e até mesmo julgando informações.

Aí cabe um pouco de atenção. Na verdade, muita atenção. Principalmente no que diz respeito às organizações. As empresas estão susceptíveis a confrontamentos e clientes insatisfeitos agora capazes de colocar sua opinião. E mais: capazes de atingir e influenciar muitas pessoas, e essas podendo repassar sua informação e atingir mais e mais pessoas. Enfim, o poder de disseminação de conteúdo na nova web.

Bom, o que concluir de tudo isso? Que a web 2.0 e as redes sociais são uma ameaça para as organizações? Que as empresas devem fugir dessa tecnologia?

Existe uma expressão que diz que o pior cego é aquele que não quer ver. Pois é, acredito que essa expressão se aplica ao caso.
Em primeiro lugar, as organizações DEVEM se inserir nesse meio, elas precisam saber o que estão falando sobre sua marca, precisam estar prontas para reagir a qualquer tipo de crítica. E mais do que isso, precisam entender o seu público e até utilizar certas críticas e sugestões que podem vir a acontecer, como objeto de estudo para melhorias em seu produto/serviço.

Ao meu ver, deve-se entender mais como uma oportunidade do que uma ameaça. Tomando todos os cuidados necessários, uma empresa tem muito mais chance de se beneficiar das redes sociais se resolver se inserir nelas, e não fugir.

3 comentários:

  1. Bacana teu post, acho que muitas empresas já estão adotando esse conceito/ metodologia, como a Ford fez com lançamento do novo focus, a ford criou um site para aqueles que adquiriram o carro falarem sobre o mesmo, assim os futuros clientes podem ter um feedback de quem já comprou, seria uma propaganda de um cliente feliz para um futuro cliente e não do vendedor para o cliente saca? hehe, obvio que tem seus prós e contras como descrito no post respctivo.

    Fico bacana o texto véio! abraçooo

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  2. segue o site da ford.. que eu me referi no post acima. http://www.ford.com.br/fc_default.asp

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  3. Realmente bem legal a proposta da Ford. Os clientes buscam cada vez mais a opinião sincera dos consumidores reais do produto, e não apenas da lábia do vendedor.
    Valeu meu velho, e volte sempre! hehehe

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